Perfil do ingressante

Espera-se que o ingressante no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas tenha as seguintes características: 

  1. Interesse pela ciência em uma das seguintes áreas: Matemática, Física ou Química; 
  2. Curiosidade científica e criatividade; 
  3. Disposição para o trabalho em equipe; 
  4. Motivação para desafios relacionados com a investigação científica;
  5. Interesse pela docência; 
  6. Interesse em desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino de ciências. 

 

Perfil do Egresso

Em consonância com os objetivos do curso, um professor de ciências do ensino básico no Brasil deve incorporar uma série de características essenciais para oferecer uma educação efetiva e envolvente aos alunos. Primeiramente, a paixão pela disciplina é fundamental. Ao demonstrar entusiasmo e dedicação ao compartilhar conhecimentos científicos, o professor pode inspirar os alunos a desenvolver um genuíno interesse pela ciência.

Além disso, a adaptação às tecnologias é crucial nesse cenário educacional em constante evolução. A utilização de ferramentas tecnológicas, como simulações e recursos online, pode enriquecer o aprendizado e torná-lo mais interativo e atrativo para os estudantes.

A habilidade de comunicação clara é outra característica indispensável. A ciência, muitas vezes, envolve conceitos complexos, e um professor competente deve ser capaz de explicá-los de forma acessível, empregando linguagem simples e exemplos práticos para garantir a compreensão dos alunos.

Diversificar os métodos de ensino também é essencial. Cada aluno possui um estilo de aprendizado único, e um professor de ciências deve estar preparado para oferecer uma variedade de abordagens pedagógicas, como palestras, atividades práticas, demonstrações e projetos, de modo a atender às diferentes necessidades da turma.

Incentivar a curiosidade é uma prática valiosa. Ao estimular os alunos a fazerem perguntas e explorarem por si mesmos, o professor promove o pensamento crítico e a busca ativa por conhecimento, criando um ambiente de aprendizado estimulante.

Manter-se atualizado com as últimas descobertas científicas é um requisito essencial. A ciência está em constante evolução, e um professor deve estar informado sobre os avanços em sua área, garantindo que as informações transmitidas sejam precisas e relevantes.

Flexibilidade e empatia são características que contribuem para o sucesso educacional. Cada turma é única, e um professor deve ser flexível para atender às necessidades individuais dos alunos. Além disso, demonstrar empatia cria um ambiente positivo e facilita o processo de aprendizado.

A capacidade de promover a resolução de problemas é uma habilidade valiosa que um professor de ciências deve cultivar. A ciência está intrinsecamente ligada à resolução de desafios complexos, e ao desenvolver as habilidades dos alunos para abordar problemas de maneira analítica e criativa, o professor os prepara para os desafios do mundo real.

Garantir a educação inclusiva é um compromisso fundamental. Um professor de ciências deve assegurar que todos os alunos, independentemente de suas origens, habilidades e estilos de aprendizado, tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.

De maneira mais específica, o egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em qualquer uma das suas ênfases, deverá:

  1. Ter o perfil de um cientista-educador (matemático-educador, físico-educador ou químico-educador), preocupado com a formação e a difusão do conhecimento científico em sua área de atuação, compreendendo e respeitando a especificidade de cada disciplina;
  2. Entender os processos de ensino e de aprendizagem como um todo;
  3. Ser capaz de atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, em diferentes espaços educativos;
  4. Compreender o papel da ciência no desenvolvimento social, político e econômico, identificando as consequências do desenvolvimento científico e tecnológico do país;
  5. Ter uma postura crítica e ética em relação ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

 

Competências e Habilidades

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem por objetivo desenvolver no estudante as seguintes competências e habilidades:

  1. Conhecer os princípios básicos comuns de Física, Química e Matemática;
  2. Conhecer os princípios básicos específicos de cada ênfase;
  3. Expressar capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
  4. Utilizar recursos tecnológicos para a resolução de problemas, no ensino de ciências relativos à sua ênfase;
  5. Reconhecer a relação entre as diversas disciplinas das ciências exatas e outras áreas do saber, para o adequado exercício de sua profissão;
  6. Desenvolver uma postura ética na sua atuação profissional e nas relações humanas, seja dentro do ambiente escolar ou em outros espaços educativos;
  7. Ensinar a ciência específica da sua área de formação, tanto em sua forma teórica como experimental, computacional e aplicada;
  8. Desenvolver a capacidade de elaborar e propor projetos de ensino e de pesquisa;
  9. Reconhecer situações-problemas relativas à sua área de atuação;
  10. Projetar, organizar e realizar experimentos e validá-los;
  11. Apresentar resultados científicos de forma textual utilizando diferentes meios de expressão;
  12. Elaborar propostas envolvendo o ensino e a aprendizagem para estudantes da Educação Básica em sua área de formação;
  13. Exibir sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecer a diversidade dos saberes e das características étnico-culturais.
  14. Analisar criticamente as propostas políticas e curriculares em sua área de atuação.

 

Áreas de atuação do futuro profissional

Para um licenciado em Ciências Exatas, as áreas de atuação profissional são bastante amplas. Aqui estão algumas opções:

  1. Docência: os licenciados em Ciências Exatas podem lecionar tanto no ensino básico, como no ensino superior, ministrando disciplinas relacionadas às Ciências Exatas.
  2. Coordenação Pedagógica: pode assumir cargos de coordenação pedagógica em escolas, auxiliando na organização do currículo, no planejamento de aulas e na formação de professores.
  3. Desenvolvimento de Material Didático: Pode trabalhar na elaboração de material didático, como livros, apostilas e recursos audiovisuais, para auxiliar no processo de ensino.
  4. Pesquisa em Educação: Pode se envolver em pesquisas na área de educação, focando em métodos de ensino, desenvolvimento curricular e tecnologias educacionais.
  5. Consultoria Educacional: Oferecer consultoria a escolas, instituições de ensino e órgãos governamentais sobre questões relacionadas à educação e práticas pedagógicas.
  6. Educação Corporativa: Trabalhar em empresas e organizações que oferecem treinamentos e capacitação para seus funcionários em áreas relacionadas às Ciências Exatas.
  7. Divulgação Científica: Atuar na divulgação de conhecimentos científicos, seja por meio de mídias tradicionais, como livros e revistas, ou por canais digitais, como blogs e redes sociais.
  8. Tecnologia Educacional: Trabalhar no desenvolvimento e implementação de tecnologias voltadas para a educação, como plataformas de aprendizado online e softwares educacionais.
  9. Gestão Educacional: Ocupar cargos de gestão em instituições de ensino, como diretor ou coordenador de curso.